quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Região Sul - Delegação Distrital de Faro - NOTA INFORMATIVA

Candidatura “Novo Impulso” à Ordem dos Engenheiros

Dar voz ao Algarve nas grandes decisões do desenvolvimento nacional

Com o intuito de conferir um novo impulso à Ordem dos Engenheiros e induzir novos caminhos que a prestigiem e a credibilizem, os engenheiros civis José António de Campos Correia, José Pedro Peão Lopes Dias Pinto e Fernando Augusto Guerreiro da Palma Batista decidiram candidatar-se à Delegação Distrital de Faro daquela estrutura, cuja eleição dos diversos órgãos se realiza no próximo dia 26 Fevereiro.

Os candidatos à Delegação Distrital de Faro, que confraternizarão com os seus apoiantes, num jantar, dia 19 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 20h30 no Restaurante “Retiro do Camponês”, em Vale Judeu - Loulé (N37.115895, W8.093502) estão «solidários com o lema e objectivos das candidaturas dos engenheiros Fernando Silveira Ramos, candidato a Bastonário (Lista B), e Tiago Mendonça, candidato a Presidente da Região Sul (Lista RB)», que também estará presente no jantar.

Os candidatos nacionais, regionais e distritais preconizam uma Ordem dos Engenheiros com maior capacidade de atracção de novos membros, a necessidade de qualificar o “título de engenheiro”, a urgência de fazer corresponder o perfil dos dirigentes da Ordem ao dos engenheiros nacionais, bem como de conferir à Região Sul uma relevância proporcional aos 55% de inscritos que representa na estrutura nacional.

Numa perspectiva distrital, «precisamos de uma Delegação que seja ouvida e aceite como parceira para as grandes decisões respeitantes ao desenvolvimento regional e que, de algum modo, envolvam a participação de engenheiros. E isso abrange quase todo o universo das intervenções: no território, na indústria, na agricultura, na floresta, na construção, na energia, nas infra-estruturas, no ambiente, no planeamento, entre muitos outros domínios», explica José António de Campos Correia, candidato a delegado distrital, que visa a consciencialização da sociedade algarvia, nomeadamente dos seus agentes políticos, económicos e sociais, para a importância da engenharia e dos engenheiros nos processos do desenvolvimento. Para além das acções que se propõem desenvolver em conjunto com os órgãos nacionais e regionais, os candidatos à delegação regional da lista RB propõe-se, ainda, dar corpo a iniciativas específicas com interesse para os engenheiros da Região do Algarve, induzindo uma maior aproximação destes à Ordem.

Para alcançar este objectivo, defendem uma Ordem mais participada, capaz de ser o centro do debate das grandes questões nacionais e regionais e uma chancela da qualidade da engenharia nacional. Existe, contudo, um problema de léxico para que este cenário de efective. «Temos engenheiros que são reconhecidos pela Ordem, outros que são licenciados em engenharia e ainda engenheiros técnicos… É um léxico que não nos ajuda nem a diferenciar, nem a qualificar. Temos de acabar com este paradoxo…», observa José Tiago Mendonça, candidato à Região Sul, que questiona também a profusão de cursos superiores de engenharia não reconhecidas pela Ordem dos Engenheiros.

Para o candidato a presidente do conselho directivo da Região Sul, esta estrutura «que tem cerca de 55% dos membros da Ordem, deve ser o seu motor e no último triénio esteve muito apagada. A Ordem precisa de uma Região Sul solidária, mas mais independente, com maior capacidade de realização e de autonomia. As eleições ganham-se a Sul».

A Região Sul da OE tem sede em Lisboa e integra as distritais de Santarém, Portalegre, Évora e Faro.

As eleições para a Ordem dos Engenheiros realizam-se a 26 de Fevereiro. Os votos por correspondência têm de ser enviados até ao dia 22 do mesmo mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário